O mundo vive numa nova era. O digital veio para ficar, num processo que teve início nos finais do século XX, que acelerou no presente século e que os sucessivos confinamentos causados pela pandemia de Covid-19 alavancaram de forma brutal. Entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, as compras online aumentaram 46% em Portugal, face ao período homólogo do ano passado. Dados do SIBS Analytics mostram que estas compras são responsáveis por dinamizar o consumo durante o segundo confinamento geral.
O setor de ourivesaria, mais conservador e tradicional, é certo, não pode fugir a esta tendência. De facto, segundo dados da INCM SA, o registo de retalhistas sem estabelecimento na modalidade de vendas online tem tido também um crescimento exponencial! Entre 2017 e 2020 foram emitidos 340 títulos, em 2020 foram emitidos 193 títulos e, desde início deste ano até 8 de fevereiro foram emitidos 200 títulos de atividade de meios de comunicação à distância. É inegável a importância que está a ser dada pelo setor a esta realidade.
Foi a pensar nisto que a APIO – Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria resolveu convidar um profissional do marketing digital e promover uma videoconferência dedicada ao tema dando assim um pontapé de saída numa área onde se pretende ir mais longe.
DESTINATÁRIOS E PREÇOS
A ação destina-se a todos os profissionais do setor sendo de inscrição obrigatória.
Associados – Grátis
Não Associados – 10 euros
PROGRAMA
1. Apresentação
2. O que é o marketing digital e para que serve?
3. As principais vertentes do marketing digital
a. Redes Sociais e respetiva dinamização
b. SEO
c. E-mail marketing
d. Publicidade online
e. Vídeo marketing
4. Os “ativos” das empresas no mundo online
a. Sites institucionais
b. Lojas Online
5. O potencial das vendas/divulgação online
6. As variáveis que podemos controlar (e trabalhar) no processo da compra online
a. Produto
b. Proposta de valor
c. Tráfego (acessos à loja)
7. Apresentação de cursos de formação de marketing digital em parceria com a APIO
a. Como criar uma loja online
b. Como dinamizar as redes sociais
c. Como criar vídeos de produto que atraem clientes nas redes sociais
d. Como divulgar o seu negócio com orçamento zero
e. Como aumentar as vendas da sua loja online
f. Use os segredos da publicidade Facebook para aumentar vendas e
notoriedade de marca
8. Perguntas e Respostas
PALESTRANTE
António Cálem - Licenciado em Gestão pelo Vesalius College (Boston University) em Bruxelas, liderou e integrou os departamentos de marketing de várias empresas nacionais e multinacionais, antes de se tornar consultor independente em 2010. Desde essa altura, tem ajudado empresários a tirar maior partido do seu marketing digital (comércio eletrónico, redes sociais, publicidade, entre outros) através de estratégias inovadoras, baseadas nas melhores práticas atualmente utilizadas nos EUA.
OUTRAS INFORMAÇÕES
A sessão decorrerá através da plataforma Zoom e será enviado o link de participação para os inscritos após a sua inscrição.
Sendo uma sessão online, necessitará de ligação à internet, de um computador, webcam e microfone, de um smartphone ou de um tablet. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.