O Museu do Tesouro Real, a gigante caixa-forte localizada na ala poente do Palácio da Ajuda, em Lisboa guarda uma das mais importantes coleções mundiais de joias e ourivesaria da monarquia. A inauguração ocorreu ontem, dia 1 de junho mas apenas hoje abriu ao público. O plano original para este museu tem 226 anos mas só agora se concluiu, tendo o projeto final começado a ser trabalhado há seis anos. A caixa-forte onde se encontra a exposição permanente do museu conta com três pisos e, além das portas blindadas, está protegida com equipamentos de segurança e videovigilância, vitrinas com controlo de temperatura e humidade, e ainda vidros à prova de bala.
A exposição, de carácter permanente, divide-se em 11 núcleos: ouro e diamantes do Brasil, moedas e medalhas da Coroa, joias do acervo do Palácio Nacional da Ajuda, ordens honoríficas, insígnias régias, prata de aparato da Coroa, colecções particulares, ofertas diplomáticas, capela real, Baixela Germain e viagens do Tesouro Real.
O Museu do Tesouro Real pode ser visitado todos os dias, das 10h00 às 19h00, cujos bilhetes têm um valor de 10 euros, com descontos especiais para crianças, jovens e seniores, para escolas, famílias e grupos.