A escolha do tema da décima quarta edição do concurso de ourivesaria promovido pela APIO recaiu no “Ano Internacional do Vidro”. O vidro que tem acompanhado a Humanidade durante séculos, enriquecendo a qualidade de vida de milhões de pessoas, tornando-se um dos materiais mais importantes, versáteis e transformadores da história.
Por essa razão, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a comemoração do Ano Internacional do Vidro em 2022, precisamente o ano que celebrará o centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamun em 1922, com a sua coleção de vidro egípcio ou o bicentenário da invenção da lente Freshel, utilizada em faróis marinhos.
Dois séculos depois, o vidro ainda é o melhor material para inúmeros processos, uma vez que as suas caraterísticas, combinadas com o engenho humano e a criatividade, pode ser aplicado em campos tão diversos como a arte e a arquitetura, a engenharia, a segurança e o comércio.
Este concurso está aberto a todos os associados e profissionais do setor, estudantes e formandos de cursos de ourivesaria e podem ser aceites até um máximo de três peças por participante contando cada peça como uma candidatura.
As peças submetidas poderão englobar todo o tipo de matéria-prima havendo a obrigatoriedade de ter uma componente de um metal nobre.
Convidamos todos os associados e interessados a participarem nesta edição que decorrerá em moldes idênticos ao concurso anterior e a inspirarem-se no tema proposto.
Inscrições até ao dia 15 de setembro.
Documentos disponíveis:
Regulamento
Ficha de Inscrição
Declaração de responsabilidade
Consulte o site da ONU.